Estandes para eventos: dicas para uma participação de sucesso

Os estandes para eventos são elementos cruciais para o sucesso de empresas durante feiras comerciais. 

Além disso, são muito mais que um espaço para exposição! Na realidade, são a vitrine que reflete a identidade e valores das empresas, sendo muitas vezes o ponto de contato inicial.

Portanto, siga a leitura para entender mais sobre a importância dos estandes para eventos. E ainda, conhecer orientações práticas para o sucesso de expositores.

O que são estandes e sua importância para os eventos

Estandes para eventos são espaços físicos especialmente designados para empresas e marcas se destacarem em feiras, exposições e eventos corporativos. 

Ou seja, servem como vitrines para produtos e serviços, proporcionando uma oportunidade única de interação direta com os públicos desejados.

Em eventos, os estandes funcionam como pontos de encontro entre empresas e potenciais clientes, sendo essenciais para estabelecer conexões e fechar negócios.

É nesse espaço que as empresas podem mostrar um pouco mais da sua essência e valores. 

Como? Esses aspectos são refletidos com a arquitetura do estande, ao utilizar cores, formas e interações com os participantes.

Mas, como fazer com que os estandes para eventos reflitam tudo que a marca deseja e ainda sejam efetivos nos contatos e negociações que acontecem por lá? Continua a leitura para saber mais!

Nas fotos: Construsul (2011), Congresso de Patologia (2022) e Abraves (2023).

O que você precisa saber para planejar um estande para eventos

Primeiramente, é importante definir a finalidade da participação no evento, seja para gerar leads, fortalecer a marca ou lançar um novo produto.

Portanto, é crucial listar os objetivos que a marca deseja e deixar isso claro para as equipes responsáveis, desde a parte de arquitetura e design, até ao atendimento ao público e o marketing.

Em seguida, o layout do estande para eventos deve ser pensado para atrair a atenção dos visitantes, com uma disposição estratégica dos produtos, materiais promocionais e espaços para interação. 

Todos os itens do espaço em um estande para eventos devem conversar entre si. Por exemplo, um estande colorido e interativo com um atendimento sério e formal, não combinam, certo?

Assim, é fundamental treinar a equipe para uma abordagem proativa e engajada com os visitantes, garantindo uma experiência positiva e memorável.

Nas fotos: Expodireto (2016), Expoagas (2010) e Construsul (2022).

A importância do design do estande para atrair visitantes

O design dos estandes para eventos desempenha um papel crucial na atração de visitantes e na criação de uma impressão positiva da marca. 

Nesse cenário, cores vibrantes, elementos visuais atrativos e uma disposição inteligente dos produtos são essenciais para chamar a atenção em meio a um ambiente cheio de outros expositores.

Além disso, um design bem elaborado não apenas atrai visitantes, mas também comunica os valores e a identidade da marca de forma eficaz e até duradoura.

Nas fotos: Expodireto (2022), Expodireto (2020), Expodireto (2019) e Expointer (2021).

Dicas de sucesso para aplicar em estandes para eventos

Para garantir o sucesso de um estande em um evento, é importante seguir algumas dicas práticas, como:

 

  • Investir em um bom estande é investir na visibilidade da sua marca: além de bonito, um bom estande é convidativo aos visitantes, funcional e memorável a todos que passam ao seu redor. Quem é (bem) visto é lembrado!
  • Interação: um estande que promove interação do público com seus produtos, soluções e ações se torna um espaço curioso, cativante e convidativo. É possível sair do óbvio com soluções simples.
  • Público-alvo: pense qual o seu público-alvo e as suas intenções ao participar de um evento. Deseja mostrar seus produtos ao consumidor final? Fazer negócios com grandes revendedores? Apresentar lançamentos? Ampliar sua rede de contatos? Sabendo qual é o seu foco o seu estande será projetado para ser funcional e atender suas necessidades adequadamente.
  • O poder da imagem: as redes sociais são alimentadas cotidianamente com imagens, então oportunize aos seus visitantes registrar bons momentos durante uma visita ao seu espaço. A moda dos cenários instagramáveis e pensados para as redes sociais possibilita a sua divulgação. Quando bem projetada, vai além de um fundo bonito: é um cartão de visita com elementos da sua marca.
  • Seu estande é a extensão da sua marca: receber um visitante em seu estande equipara-se a receber um convidado em sua casa. Um desejo de boas-vindas, água, cafezinho, um assento confortável e espaço acolhedor, organizado e bem apresentado são itens importantes para uma boa recepção. Logo, um bom design possibilita esses efeitos benéficos ao público.
  • Plante hoje para colher amanhãum estande com qualidade, do projeto à execução irá atrair mais visitantes e assim gerar mais futuros clientes.

Nas fotos: Suinofest (2019), Fisl (2016), Fisl (2012) e Expointer (2022).

Por fim, é fundamental acompanhar de perto os resultados do evento e buscar feedback constante dos visitantes para aprimorar ainda mais a presença em futuros eventos.

 

Com planejamento e execução cuidadosos, um estande pode ser o ponto inicial para contatos e contratos de sucesso. Além de oportunidades de negócio promissoras e duradouras.

Para ter sucesso do briefing à execução do seu estande em eventos, conte com a expertise da Agiongo Arquitetura. Entre em contato ou acompanhe nossos trabalhos por aqui!