Sabemos que as tendências vêm e vão e, com elas, surgem diferentes tipos de abordagens, comportamentos e estilos. Ao longo do tempo, vão se transformando e se adequando ao contexto atual. Foi o que aconteceu com o estilo industrial que hoje é bastante utilizado!
Assim, une estética urbana, funcionalidade e autenticidade. E se destaca por utilizar elementos aparentes e materiais brutos, conferindo personalidade aos ambientes.
Consequentemente, ganhou espaço em projetos modernos, sendo uma escolha versátil para espaços efêmeros, comerciais e corporativos. Vem que contamos mais sobre o assunto!
O que é o estilo industrial?
O estilo industrial é caracterizado por um visual cru e urbano, inspirado em fábricas e galpões industriais.
Também mistura elementos contemporâneos, como metais, com um toque retrô, como tijolinhos aparentes, por exemplo.
Dessa forma, surgiu na arquitetura no final do século XVIII durante a Revolução Industrial, quando fábricas começaram a adotar estruturas de aço e concreto expostas, grandes janelas e espaços amplos para otimizar a produção.
Posteriormente, esse design foi reaproveitado em espaços urbanos abandonados, transformando edifícios industriais em lofts, residências e comércios, popularizando sua estética rústica e funcional.
Diante disso, um dos pontos marcantes são os materiais brutos com uso de concreto, aço, madeira e tijolos aparentes, como já mencionamos.
Outro ponto forte são estruturas mais expostas, como vigas, tubulações e pilares deixados à mostra para criar uma estética industrial.
Características que não podem faltar
E não acabou por aí! Podemos citar mais características do estilo industrial, como a ideia de conceito aberto, ou seja, integração de espaços sem divisórias, com layouts amplos e fluidos.
Além disso, as cores são importantes marcadores com tons neutros e paletas baseadas em preto, cinza, branco e toques de madeira natural.
Juntamente disso, temos a iluminação que se caracteriza por luminárias metálicas, pendentes, fios expostos.
Por fim, temos a proposta de mobiliário funcional. Isso significa ter no projeto e na execução peças mais robustas e com design minimalista.
Confira o último conteúdo do blog: aqui.






Como aplicar o estilo industrial?
Não se engane, esse estilo pode ser aplicado ou ser inspiração para diferentes projetos de arquitetura e ambientes comerciais.
Claro que é preciso adaptação e criatividade! Sem contar que a essência e a identidade de cada marca precisam ser levadas em consideração, sendo um dos pontos primordiais.
A partir disso, bem como dos objetivos e necessidades, podemos criar soluções estratégicas que foquem em um tipo de estilo, como é o caso do industrial.
A seguir, apresentamos algumas possibilidades!
Espaços efêmeros
Espaços efêmeros, como estandes, eventos e pop-ups, precisam causar impacto em pouco tempo. Mas mesmo que sejam momentâneos, não quer dizer que não contam histórias e deixam marcas.
O estilo industrial pode ajudar a criar uma experiência marcante para os visitantes, a diferenciar a marca e destacar sua identidade visual e conceitual.
Por exemplo, com estruturas metálicas modulares e iluminação pendentes. Ou até paineis de madeira natural para reforçar o conceito visual. Esse aqui adoramos!
Espaços comerciais
O estilo industrial pode criar ao mesmo tempo uma atmosfera moderna e acolhedora. Também ajuda a destacar produtos e proporcionar uma experiência diferenciada para os clientes.
Então, é possível usar paredes de tijolos aparentes ou algum revestimento que imita esse material. Assim como, móveis de acabamentos rústicos, com prateleiras de madeiras e suportes de ferro para lojas.
E que tal combinar o design com detalhes de iluminação? Como lâmpadas penduradas em pontos estratégicos em cordas ou trilhos metálicos.
Espaços corporativos
No ambiente corporativo, o estilo industrial pode trazer um ar moderno e inspirador, reforçando a proposta da empresa para seus funcionários.
Aqui é possível investir em móveis ergonômicos e com design robusto, como mesas com tampos de madeira e bases de aço.
Ou divisórias de vidro com molduras metálicas para criar a sensação de ambientes integrados, mas com um toque a mais.
E como também gostamos, acrescentar plantas para suavizar e equilibrar os espaços. É preciso alinhar funcionalidade, bem-estar e produtividade.
Transforme seu espaço com arquitetura comercial
Esses foram somente alguns exemplos, há diversas outras propostas, conceitos e aplicações para espaços efêmeros, comerciais e corporativos.
Assim, o estilo industrial é versátil e esteticamente marcante, mas também pode ser uma escolha sustentável, já que favorece o uso de materiais reaproveitados e que duram mais.
Seja em um estande, um espaço comercial ou um escritório corporativo, esse estilo pode transmitir modernidade e criatividade. Uma boa combinação, né?
Se você deseja ter o estilo industrial em seu projeto ou conhecer qual melhor se aplica a sua realidade, nossa equipe pode ajudar!
Trabalhamos com arquitetura comercial para espaços efêmeros, comerciais e corporativos, traduzindo a essência da sua marca em cada cantinho.
Também estamos no Instagram.