Na área de eventos, a busca por diferenciação e impacto é constante. Cada vez mais, os organizadores e negócios buscam maneiras de envolver seus participantes de forma memorável.
É aqui que entra a arte de criar experiências sensoriais através da arquitetura promocional! Ou seja, vai muito além da construção de lugares físicos.
Logo, estamos falando de ambientes envolventes, ações que engajam e sentidos que são acionados para deixar uma impressão mais positiva e duradoura. Continue a leitura para saber mais sobre experiências e arquitetura!
O que são experiências sensoriais?
Como o nome sugere, experiências sensoriais são aquelas que envolvem o estímulo dos sentidos humanos. Ou seja, da visão, da audição, do olfato, do paladar e do tato.
Diversas estratégias de organizações podem se utilizar dessa forma para se promover, envolvendo desde produtos e serviços, até ativações de marcas e eventos.
Assim, ao criar ambientes que apelam para esses sentidos, os organizadores de eventos podem despertar emoções, criar conexões emocionais e tornar os participantes mais receptivos às mensagens pretendidas.
Antes de continuar, vamos saber mais sobre os sentidos e sensações. Os seres humanos têm os cinco sentidos principais, cada um responsável por captar diferentes estímulos do ambiente ao nosso redor. Isto é, temos um sistema sensorial incrível!
Dessa maneira, é formado por órgãos dotados de células especiais, os receptores. Então, é através dessas células que conseguimos captar os estímulos e informações do ambiente e do corpo, os quais são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.
Por sua vez, esse sistema é responsável por processar as informações, traduzindo-as em sensações e respostas.
Os sentidos e a percepção humana
A seguir, destacamos cada sentido e suas formas de percepção:
- Visão: permite a percepção da luz e das cores, sendo acionado quando a luz refletida de objetos entra nos olhos;
- Audição: fornece a percepção dos sons, envolvendo ondas sonoras que viajam pelo ar e chegam aos nossos ouvidos;
- Olfato: por meio dele percebemos os odores, sendo acionado quando as moléculas de substâncias odoríferas entram em contato com os receptores de cheiro localizados no interior do nariz. Aqui vale um adendo: é o sentido de lembrança mais longa, porque o cheiro não é filtrado diretamente pelo cérebro, sendo mais instintivo;
- Paladar: os sabores são o foco desse sentido, sendo ativado quando as papilas gustativas presentes na língua e na parte interna da boca entram em contato com substâncias químicas presentes nos alimentos;
- Tato: nos permite perceber texturas, pressão e temperatura, entrando em ação quando receptores táteis na pele detectam estímulos mecânicos, como toque, pressão, vibração ou mudanças de temperatura.
Importância das experiências sensoriais no contexto do branding e do marketing
No contexto do branding e do marketing, as experiências sensoriais desempenham um papel fundamental na construção de uma identidade de marca forte e na criação de associações positivas na mente dos participantes.
Sendo assim, quando as marcas conseguem envolver os sentidos dos participantes de maneira significativa, elas têm a oportunidade de deixar uma impressão mais duradoura e influenciar positivamente as percepções.
Por exemplo, há marcas que criam um cheiro único e característico para os seus produtos, o qual também está presente em suas lojas e embalagens.
Ou seja, todo universo da marca se torna diferenciado e altamente memorável, já que só de falar o nome já nos vem à mente o cheiro e a sensação ligada a ele.
Lá em 2010, o autor e CEO da agência de branding, Marc Gobé, afirmava em sua obra “Brandjam: o design emocional na humanização das marcas”* que as marcas devem alcançar um intermédio entre a cultura corporativa e a cultura de seus consumidores, a fim de usar as duas frentes para a criação de designs inovadores e que inspiram emocionalmente o público.
Diante disso, Gobé também relembra que as pessoas não são seres somente racionais, temos outros sistemas que influenciam nossos pensamentos e ações, os quais controlam as emoções.
Por isso, as marcas devem adaptar-se e conectar-se com as emoções sensoriais, criando, assim, novas experiências emocionais para elas.
O processo de humanização das marcas, muito discutido nos últimos anos, ativa mundos sensoriais e emocionais, sendo possível através da integração da mensagem visual e sensorial conforme o autor e especialista.
Mesmo passado vários anos, o tema é relevante mais do que nunca! Já está na hora de propor mais experiências sensoriais!
Experiências sensoriais e arquitetura promocional em eventos
Especialmente após a pandemia do Covid-19, percebemos uma busca por experiências mais significativas por parte dos públicos. Dessa forma, o mesmo vale para o universo dos eventos que são considerados estratégias de marketing efetivas para os negócios.
Antes, eram vistos mais como oportunidades de contato social. Agora, as participações estão mais ligadas ao lado emocional, a experiências que ativem sentidos, propósito e hormônios, como a dopamina (Meio & Mensagem, 2021**).
Com isso, as expectativas também aumentam! É hora de usar toda criatividade para desenvolver espaços que vão muito além do aspecto físico.
Assim, a arquitetura pode se beneficiar desses aspectos unindo funcionalidade, estética e, claro, sensações e emoções. Logo, a arquitetura promocional em eventos apresenta diversas oportunidades para marcas.
Por exemplo, cores com intensidades diferentes e associadas a pontos de iluminação estratégicos podem influenciar o humor e percepção.
Confira mais algumas dicas para estandes em eventos!
Ainda, é possível integrar aromas agradáveis que complementem a atmosfera do evento e que sejam coerentes com a identidade da marca tanto com a parte visual quanto com o lado discursivo e simbólico.
Além disso, podemos pensar em instalações táteis e interativas, permitindo que os participantes toquem, manipulem e interajam por meio de um design envolvente.
A Vetanco, nossa cliente, busca promover espaços acolhedores, bem como sensações diferenciadas. Um exemplo foi sua produção de cervejas personalizadas para serem degustadas em um evento!
Por isso, o conceito do estande foi todo pensado a partir dessa proposta, como se fosse um bar mesmo e com aquela vibe de descontração.
Dessa forma, em seu estande, a marca recebeu clientes, amigos e parceiros de negócios, para tirar dúvidas sobre produtos e confraternizar. Legal, né?
Aqui na Agiongo tentamos unir arquitetura e experiências em diferentes projetos e montagens! Oferecemos o serviço de estandes e eventos, uma das nossas especialidades.
Portanto, somos responsáveis pelo gerenciamento do projeto, garantindo que tudo seja entregue dentro do prazo e por meio de comunicação visual em sintonia com o marketing da empresa. Vamos conversar sobre as possibilidades?